A Primeira Guerra Mundial foi o primeiro grande conflito que viu o uso
generalizado de aeronaves – inventadas pouco mais de uma década antes que a
luta tivesse começado.
Aviões, juntamente com pipas, balões cativos e zeppelins dotaram todos os
principais exércitos de uma nova plataforma tática para observar e atacar as
forças inimigas de cima.
Ao longo da guerra, o papel do aviador militar progrediu de mero
observador, a um papel ofensivo mortal. Logo
no início, os pilotos que voariam foram armados apenas com pistolas (ou
completamente desarmado) - por volta de 1918, aviões de combate e bombardeiros
em massa estavam em uso, armados com várias metralhadoras e cargas explosivas
devastadoras. Tecnologias mais
antigas, como balões cativos e pipas foram usadas na linha de frente
para ganhar uma vantagem. Como o
avião tornou-se mais que uma ameaça, armas e táticas antiaéreas foram
desenvolvidas e os pilotos tiveram que inventar novas maneiras de evitar serem
abatidos da terra e do céu. A
fotografia aérea desenvolveu-se em uma ferramenta indispensável para orientar
ataques de artilharia e avaliar os danos depois. Os pilotos dessas novas aeronaves
assumiram riscos enormes - vulneráveis ao fogo inimigo, à mercê do tempo, voando em aeronaves novas, muitas
vezes experimentais. Acidentes eram
frequentes e muitos pagaram com suas vidas.
Piloto alemão Richard Scholl e seu co-piloto Anderer, junto à carenagem de voo, ao lado de seu biplano Hannover CL.II, em 1918. (CC by SA Carola Eugster) |
Balão ascendente de observação alemão, Tipo AE 800. (Brett Butterworth) |
Naufrágio de um caça biplano Albatross D. III alemão. (Library of Congress) |
Um avião Farman, com foguetes ligados a seus suportes. (National World War I Museum, Kansas City, Missouri, EUA) |
Um balão alemão a ser abatido. (National World War I Museum, Kansas City, Missouri, EUA) |
Uma aeronave em chamas cai do céu. (National World War I Museum, Kansas City, Missouri, EUA) |
Um avião de caça monoposto triplano alemão Pfalz Dr.I, ca. 1918. (San Diego Air and Space Museum Archive) |
Balões de observação perto de Koblenz, Alemanha. (Keystone View Company) |
observador em uma gôndola de balão alemão dispara sinais de luz com uma pistola. (US National Archives) |
Voo noturno em Le Bourget, na França. (National World War I Museum, Kansas City, Missouri, EUA) |
Avião de reconhecimento britânico voando sobre as linhas inimigas, na França. (Biblioteca Nacional da Escócia) |
@49.517533
Soldados alemães observam uma aeronave alemã caída. (CC by SA Carola Eugster) |
Aviador japonês de 1914. (Biblioteque Nationale de France) |
Um culto da manhã de domingo em um aeródromo na França. O capelão realizando o serviço a partir de um avião. (Biblioteca Nacional da Escócia) |
Um observador na ponta da cauda da aeronave R33 Inglês, em 6 de março de 1919, em Selby, na Inglaterra. (Biblioteque Nationale de France) |
Soldados carregam um conjunto de asas de avião alemão. (Arquivo Nacional) |
Um avião alemão sobre as pirâmides de Gizé, no Egito. (Der Weltkrieg / Alta Áustria, Biblioteca Estadual Federal) |
Carro (cesta) do dirigível militar francês "Republique". (Library of Congress) |
Um piloto alemão está morto em seu avião que caiu na França, em 1918. (National World War I Museum, Kansas City, Missouri, EUA) |
Um avião alemão Pfalz EI prepara-se para pousar, em abril de 1916. (Brett Butterworth) |
Hidroavião alemão, ca. 1918. (US National Archives) |
Cavalaria francesa observa um avião do exército passar voando. (Keystone View Company) |
Colocando uma bomba de 100 kg num avião alemão. (Arquivos Nacionais/Oficial Fotografia Alemão) |
Uma aeronave caiu e se incendiou em território alemão, 1917. (Brett Butterworth) |
Um Sopwith 1¹/², aeronave biplano Strutter, decola de uma plataforma construída em cima da meia nau do navio HMAS Australia "Q", em 1918. (State Library of New South Wales) |
Um fotógrafo aéreo com uma câmera Graflex, ca. 1917-1918. (Exército dos EUA) |
14ª Seção de Fotografia, 1º Exército, a "Secção Balloonatic". Capitão AW Stevens (centro, fileira da frente) e seu pessoal da Air Service Seção Fotográfica. Ca. 1918. (Força Aérea do Exército) |
Foto aérea de um campo de batalha com crateras. As linhas diagonais escuras são sombras dos pouco troncos de árvores remanescentes. (National World War I Museum, Kansas City, Missouri, EUA) |
Um comandante britânico decolando para um ataque, pilotando um biplano Airco DH.2 (Nationaal Archief) |
O quartel de Ypres bombardeado, visto de 500 pés. (State Library of New South Wales) |
Squadron No.1, uma unidade do Australian Flying Corps, na Palestina, em 1918. (James Francis Hurley / State Library of New South Wales) |
fantásticas fotografias !
ResponderExcluir